O aumento do número de aulas realizadas a distância tem levado a um reforço significativo da utilização do Colibri. Em 2021, por exemplo, o número de minutos relativos a aulas e webinars cresceu 420%. Conheça sete outros serviços da unidade FCCN que podem fazer a diferença na experiência dos estudantes.

eduroam. Ligação ao mundo

Uma presença habitual nos campi portugueses, desde 2003, a rede eduroam garante o acesso seguro à Internet a toda a comunidade de ensino e investigação Cada estudante tem a sua credencial de acesso, que é válida em instituições de todo o Mundo. Por essa razão, com o mesmo login, é possível ter acesso à Internet em 101 países. Na Europa, por exemplo, contam-se mais de 15 mil hotspots.

b-on. Conhecimento online

Para os estudantes que procuram complementar a sua bibliografia, a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) oferece acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos e ebooks publicados em algumas das principais editoras internacionais. O serviço está online desde março de 2004, permitindo às instituições a racionalização de custos, através da negociação centralizada com os fornecedores de conteúdos científicos.

RCAAP. Saber em Acesso Aberto

Para encontrar a investigação realizada em Portugal sobre determinado tema, todos os estudantes podem sempre consultar o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal). Esta iniciativa nacional coloca à disposição do utilizador uma plataforma de armazenamento, preservação e promoção do acesso ao conhecimento científico produzido em Portugal, agregando milhares de conteúdos que se encontram dispersos pelos variados repositórios portugueses.

Filesender. Enviar (grandes) ficheiros

A solução ideal para os trabalhos que envolvem a partilha de ficheiros pesados, o Filesender permite o envio de ficheiros até ao limite máximo de 100 GB. Esta plataforma exclusiva para estudantes, professores e investigadores assume-se, por isso, como a melhor opção para a partilha segura dos ficheiros de grandes dimensões.

Arquivo.pt. Viajar no tempo

O Arquivo.pt preserva milhões de páginas web recolhidas desde 1996, permitindo uma busca completa que torna esta informação acessível. Como tal, é possível viajar no passado da Internet, procurando informações úteis para trabalhos académicos, bem como aceder a links que, entretanto, já não estão disponíveis. Desde 2018, é ainda promovido o Prémio Arquivo.pt, ao qual os estudantes de todas as áreas podem concorrer, apresentando uma utilização inovadora e útil para a sociedade, das páginas preservadas.

Educast. Criar e partilhar

Para todos os estudantes que pretendam registar e divulgar o seu trabalho académico, o Educast é o parceiro ideal. Através desta plataforma é possível gravar, editar e publicar conteúdos (como aulas ou apresentações), utilizando apenas o computador pessoal e a plataforma de gravação e edição disponível online. Este serviço permite ainda encontrar fontes para enriquecer o estudo, uma vez que a publicação é realizada através do upload para um portal pesquisável que agrega mais de 30 mil vídeos, com possibilidade de partilha integrada nas redes sociais.

NAU. Sempre a Aprender

A Plataforma NAU disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). As formações são diversificadas e vão de cursos na área da Saúde ao Cyberbulling, Proteção de Dados Pessoais ou Educação para a Sustentabilidade. Os MOOC são uma opção de educação a distância com popularidade crescente em todo o mundo. A NAU resulta da parceria entre Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Direção-Geral de Educação (DGE), Direção-Geral de Saúde (DGS), INA – Direção-Geral da Qualificação dos trabalhadores em Funções Públicas, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e Secretaria-Geral da Educação e Ciência.

Outros artigos relacionados