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Paulo Lopes
Gestor de Serviço

O gestor de atividade da Unidade FCCN, Paulo Lopes, explica-lhe tudo sobre a relevância de um dos nossos mais recentes serviços – o INDEXAR.  

A criação do INDEXAR* – Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento resulta da necessidade de uma plataforma capaz de identificar os repositórios e revistas científicas digitais existentes a nível nacional, nas diversas áreas do conhecimento. O objetivo último prende-se com a necessidade de difusão e de promoção do acesso ao conhecimento, mas também de normalização, de sensibilização e de responsabilização das entidades na divulgação e acesso à informação. 

Trata-se de um diretório que oferece a possibilidade de pesquisa e navegação em todos os recursos registados através de diferentes informações, como localização, software ou tipo de material armazenado. Desta forma, O INDEXAR disponibiliza informação completa e credível relativamente aos repositórios e revistas de ciência e de cultura existentes a nível nacional, possibilitando a disseminação da informação registada, nomeadamente pelos diretórios internacionais ligados aos domínios de atuação dos recursos registados no INDEXAR. 

«O INDEXAR assume-se como um auxiliar importante para […] a investigação» 

Pela mesma razão, o INDEXAR assume-se também como um auxiliar importante na identificação de recursos digitais relevantes para necessidades relacionadas com a investigação, as pesquisas académicas, ou com a simples necessidade de chegar a informação muito específica na área da ciência e da cultura.  

O presente e o futuro 

O INDEXAR foi lançado em julho de 2022 e disponibiliza atualmente informação detalhada sobre 237 recursos, entre Repositórios Institucionais (118), Arquivos, Bibliotecas ou Museus Digitais (55), Repositórios Temáticos ou Disciplinares (45), Revistas Científicas (10), Sistemas Agregadores (6), Repositórios de Dados de Investigação (3). 

O registo e disponibilização destes recursos é validado por especialistas pertencentes a entidades de referência dos respetivos domínios de atuação em que estes registos se inserem. Este processo de validação oferece uma garantia acrescida da qualidade e relevância da informação que é registada no INDEXAR. 

A primeira fase do serviço tem passado pela consolidação da informação presente no INDEXAR, pela envolvência da comunidade e pelo fomento da cooperação que poderá existir entre as instituições que fazem parte do diretório, potenciando a partilha de políticas, boas-práticas, modelos de gestão, conhecimento, entre outros. 

Durante o ano de 2023 espera-se o registo de novos recursos, com particular enfase nas revistas científicas. Espera-se igualmente que o INDEXAR assuma um papel importante como instrumento de referência ou de certificação em desenvolvimento de sistemas ou de políticas que necessitem de uma fonte primária com informação sobre recursos digitais. 

* Projeto cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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