Aurora Vasconcelos, aluna de mestrado em Cibersegurança do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, é a estudante portuguesa escolhida para subir ao palco da TNC25. Organizado pela GEANT, em 2025, o evento realiza-se na cidade de Brighton, no Reino Unido, entre os dias 9 e 13 de junho.
Para apresentar o seu trabalho na maior conferência anual de redes, Aurora respondeu ao desafio Lightning Talks. Em Portugal, este projeto é anualmente promovido pela FCCN, unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e dirige-se a todos os estudantes do ensino superior a nível nacional que tenham interesse em apresentar o seu trabalho na TNC.
Antes do evento, a estudante passou por um programa de mentoria e formação, em que, juntamente com estudantes de toda a europa, teve apoio especializado para a preparação da sua apresentação e tutoria para desenvolvimento de competências de oratória.
Um projeto em 5 minutos
No dia 11 de junho, às 16h05, a intervenção da Aurora Vasconcelos será intitulada “Zero trust for NRENs: because even your network lies”.
Em 5 minutos, e através de uma abordagem disruptiva, explicará o conceito de Zero Trust, que, segundo a mesma, segue o princípio “Nunca confie, verifique sempre”, não se limitando a reagir a ameaças, mas sim a preparar proactivamente as defesas para minimizar dados.
Mais de 20 outros estudantes europeus apresentam os seus projetos durante as duas sessões de Lightning Talks desta edição.