O Dia de Limpar o Computador, assinalado este ano a 9 de fevereiro, celebra tradicionalmente a limpeza física dos equipamentos, removendo poeira e resíduos que podem prejudicar o seu desempenho. No entanto, esta efeméride é uma oportunidade para refletir sobre práticas de higiene digital que tornam o ambiente online mais seguro

Quando falamos em práticas de higiene digital, referimo-nos a um conjunto de hábitos que fortalecem a cibersegurança, protegendo informações e otimizando o desempenho dos dispositivos.

Um ecossistema digital mais seguro começa no utilizador 

Pequenas ações diárias por parte de cada utilizador podem fazer uma grande diferença, mantendo os dispositivos mais rápidos, protegendo dados pessoais e fortalecendo todo o ecossistema digital.  

Entre as principais práticas recomendadas estão: 

  • Atualizar regularmente o sistema operativo e as aplicações; 
  • Eliminar software e extensões que já não são utilizados ou cuja origem é desconhecida; 
  • Organizar ficheiros e pastas, removendo informação redundante ou desnecessária; 
  • Proteger o acesso com palavras-passe fortes e métodos de autenticação adicionais; 
  • Realizar cópias de segurança de forma regular. 

Ao adotar hábitos simples de higiene digital, cada utilizador contribui para um espaço digital mais seguro, onde a investigação, a colaboração e a inovação podem prosperar sem riscos desnecessários. 

No contexto da FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, o tema da cibersegurança é materializado através de diversos services que reforçam todo o seu ecossistema ligado à atividade académica e científica.  

Other related articles