O programa da edição de estreia do Encontro PUB IN – revistas e comunicação científica para a ciência aberta -, que decorre a 19 de junho, em Lisboa, conta com painéis temáticos, workshops e muito mais. 

Este é um evento organizado pela FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e pela Universidade do Minho, que terá lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Neste Encontro, pretende-se reunir a comunidade editorial nacional com o intuito de desenvolver competências técnicas, capitalizar saberes e promover a partilha de boas práticas dentro do ramo da ciência aberta. 

Painéis temáticos, workshops, Flash Talks e Zapping PUB IN compõem a iniciativa 

Ao longo do dia, serão diversos os momentos que marcam a programação desta primeira edição. A manhã inicia-se com o painel temático “Acesso Aberto Diamante: rumo a uma comunidade nacional e global”, que terá como keynote speaker Johan Rooryck, diretor executivo da cOAlition S e professor visitante na Universidade de Leiden.  

Nesta primeira sessão junta-se ao debate João Mendes Moreira, diretor de área da FCCN e Tiago Villanueva, diretor adjunto e editor-chefe da Acta Médica Portuguesa. Também Bruno Marçal, diretor adjunto da Biblioteca Universitária João Paulo II da Universidade Católica Portuguesa e Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho participam no painel. 

Durante a manhã, decorrerá uma Flash Talk, em que subirão a palco diferentes porta-vozes para apresentar casos de estudo e projetos dentro da área das revistas e comunicação científica para a ciência aberta.  

Após o almoço, têm lugar dois workshops: o primeiro vem abordar ”Boas práticas e inovações na publicação científica: linhas prioritárias de ação rumo à Ciência Aberta”, já o segundo tem como título “O caminho da indexação de revistas: dos agregadores e diretórios às bases de dados internacionais”.  

A seguir a este momento, segue-se uma segunda Flash Talk onde outros projetos serão apresentados. A iniciativa termina com a dinâmica Zapping PUB IN, onde serão apresentados, em apenas 4 minutos, os serviços da iniciativa nacional PUB IN.  

O programa pode ser consultado na integra em https://www.pubin.pt/1encontropubin-programa/ 

As inscrições ainda estão abertas 

Se faz parte desta comunidade ou quer saber mais sobre Ciência Aberta, ainda se pode reservar o seu lugar na iniciativa. As inscrições estão abertas em: https://indico.fccn.pt/event/32/

Outros artigos relacionados