O que são dados de investigação e qual a sua importância? Que trabalho tem sido desenvolvido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da unidade FCCN, nesta área? Conheça a resposta a estas e outras questões neste artigo.

“Garantir o acesso a dados é um dos pilares da investigação científica sólida e reproduzível”. A frase faz parte de um guia prático publicado pela Science Europe, a associação de organizações que financiam a investigação científica na Europa. A expressão corporiza, ainda, o espírito de uma das áreas mais relevantes, no âmbito da atividade científica, ao longo das últimas duas décadas – a gestão de dados de investigação.

O que são dados de investigação?

De maneira simplificada, são a informação que resulta da atividade científica e que, por sua vez, é necessária para a construção de novo conhecimento. “A realidade da investigação implica uma coisa muito real e prática: dados”, explica a Secretaria-Geral da Educação e Ciência, no enquadramento do curso centrado neste tema e publicado na plataforma NAU.

É graças aos dados que os cientistas e investigadores conseguem “identificar padrões, tendências e desvendar factos e realidades que, muitas vezes, estão escondidos”, acrescenta a mesma fonte. Por essa razão, conclui-se que, “quão melhor são geridos os dados, mais simples, eficaz e célere pode ser o processo de investigação e o alcançar de resultados”, conclui.  

O papel da FCCN

Em Portugal, a unidade FCCN tem competências na definição de políticas de Ciência Aberta, participando em grupos de trabalho nacionais e internacionais que focam, entre outros temas, a gestão de dados de investigação.

Um desses exemplos é a dinamização de um fórum nacional dedicado a este tema. Em 2023, a décima edição do evento realizou-se no Instituto Politécnico de Setúbal, nos dias 14 e 15 de novembro, reunindo a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação, com o objetivo de desenvolver competências, partilhar boas-práticas e promover o conhecimento sobre esta temática.

Entre outros marcos, destaca-se da atividade da FCCN a criação, em fevereiro de 2022, do Polen. Este projeto apresentou-se com o objetivo de “promover a Ciência Aberta e a resposta às necessidades da comunidade científica nacional no que diz respeito à gestão de dados de investigação”, refere Filipa Pereira, gestora do projeto. 

Atualmente, o Polen incorpora vários serviços que visam o cumprimento destes objetivos, tais como um sistema de planos de gestão de dados, um serviço de repositório de dados de investigação e um serviço de suporte e apoio à comunidade. 

Por tudo isto, “pretende promover uma ciência mais aberta, inclusiva e transparente”, explica, em entrevista, a gestora de dados de investigação da unidade FCCN, Filipa Pereira, assinalando o primeiro ano de existência do projeto.

Pode saber mais sobre este projeto aqui. Conheça o trabalho da FCCN nesta área em: https://www.fccn.pt/ciencia-aberta/

Outros artigos relacionados