Dois estudantes portugueses subiram ao palco principal da TNC22 – a maior conferência mundial de redes académicas, em Trieste, para partilhar o seu trabalho. Saiba tudo sobre este momento integrado no desafio Lightning Talks.

Foi perante um auditório repleto, no Centro de Convenções de Trieste, que os estudantes portugueses Rita Carneiro e Bruno Vaz partilharam o seu trabalho. No palco principal da TNC22 – a principal conferência mundial de redes académicas – Rita e Bruno tiveram a oportunidade de detalhar a forma como utilizam recursos tecnológicos na área de IT ou redes de computação. 

A oportunidade surgiu no âmbito do desafio Lightning Talks, lançado pela GÉANT e, em Portugal, pela Unidade FCCN. A proposta feita aos estudantes de ensino superior em Portugal foi a de partilhar uma história ou projeto, numa apresentação de 5 minutos. Depois de selecionados, os participantes do programa tiveram a oportunidade de integrar um workshop de preparação para falar em público e de apoio à criação de uma apresentação eficaz.

“Esta experiência tem sido incrível”, contou à Unidade FCCN, no final da sua apresentação, Bruno Vaz, estudante de mestrado em Ciência de Dados na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A possibilidade de ter formação técnica na área da comunicação, com aulas individuais e em grupo, bem como a possibilidade de “falar para tanta gente e conseguir exprimir aquilo em que trabalho no mestrado” foram destacadas pelo estudante.

Bruno Vaz partilhou na TNC22 a forma como tem trabalhado a utilização de redes adversariais generativas (GAN) na deteção de modelos de notícias falsas, através da criação de conjuntos de dados sintéticos. “Aos futuros estudantes que pretendam candidatar-se ao programa, digo que arrisquem e façam a sua candidatura”, concluiu.

tnc22 bruno

Também Rita Carneiro, estudante de doutoramento em Conservação e Restauro da Universidade Católica do Porto, partilhou com a Unidade FCCN a sua experiência, logo após a apresentação: “Tem sido uma experiência única. Fizemos algo que, no início das nossas carreiras, nunca pensámos ser possível”. A estudante apresentou o trabalho que tem realizado com recurso a tecnologias de Inteligência Artificial para caracterizar e categorizar coleções de arquivos de património digital. 

TNC22

No total, 735 participantes de 69 países estiveram reunidos em Trieste, durante a TNC22. Através da conta de Twitter do evento, a organização assinalou a oportunidade que este evento representou, ao ser o primeiro encontro presencial da comunidade Géant depois de quase três anos de interrupção. As datas e local da próxima edição da TNC já foram também reveladas, realizando-se de 4 a 9 de junho de 2023, em Tirana, na Albânia.

Outros artigos relacionados