Trabalhar em colaboração não exige estar na mesma sala — e, no ensino e investigação, essa flexibilidade é ouro. A FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, oferece um conjunto de serviços digitais que ligam pessoas, projetos e instituições, de forma digital e sem fronteiras.
Eis o guia para colaborar para inovar, em apenas 5 passos:
1. Grave no Estúdio profissional disponível à comunidade de Ensino e Investigação
Colaborar é utilizar as ferramentas certas e de qualidade para transmitir uma mensagem. O Estúdio FCCN permite isso, sendo o espaço que dá vida a ideias e projetos, transformando-os em conteúdos multimédia – sejam fotografia, áudio ou vídeo – e, consequentemente, em materiais educacionais e científicos com potencial.
Neste local, proporciona-se ainda apoio técnico e consultoria especializada. Equipado com câmaras 4K, teleponto, cenografia virtual, entre outros, o Estúdio FCCN torna a criação de conteúdos muito mais acessível.
Todos podem utilizar este recurso, desde que tenham uma finalidade académica e integrem uma instituição de ensino superior ou investigação pertencente à RCTS.
2. Reúna à distância com o Colibri
Esta plataforma de videoconferência online da FCT, desenvolvida pela FCCN, permite reunir com várias pessoas em tempo real, partilhando áudio, vídeo, documentos e ecrã, o que facilita a colaboração independentemente da localização física dos participantes.
Ao disponibilizar um link de acesso seguro, o Colibri promove a comunicação, a troca de ideias e o trabalho em equipa, tornando-se uma solução prática para o ensino, investigação e trabalho colaborativo. De uma simples reunião, à realização de trabalhos de grupo, ou à transmissão de aulas, workshops ou webinars, assegura que esteja onde estiver, estará sempre por perto.
3. Envie ficheiros de grande dimensão em segundos com o Filesender
Recorrer a pendrives ou rezar para a pessoa a quem enviámos um ficheiro o descarregue antes de a transferência expirar já não são opções.
Com o Filesender, o envio de ficheiros de grande dimensão é feito através de um link da transferência ou por email, que ficam disponíveis durante 30 dias. Torna assim possível enviar ficheiros que seriam demasiado pesados para o email tradicional, garantindo simultaneamente a confidencialidade e a integridade da informação. Desta forma, facilita a colaboração entre equipas e instituições, permitindo que materiais, dados de investigação ou documentos sejam partilhados.
4. Leve o seu evento além fronteiras com o Videocast
O Videocast permite transmitir eventos em direto, alcançando audiências em qualquer parte do mundo. Com esta solução, conferências, palestras, seminários ou apresentações podem ser partilhados em tempo real, com elevada qualidade de imagem e som, garantindo que participantes assistem remotamente.
Além da transmissão, é possível gravar e assistir em diferido, ampliando ainda mais o impacto de cada iniciativa.
5. Deixe que os outros conheçam o seu trabalho
Existem ainda outros serviços digitais que irão permitir que o seu trabalho fique acessível e chegue aos públicos estratégicos. Se desenvolver uma tese ou dissertação académica, pode publicá-las no RCAAP. Mais ainda, se considerar que o seu trabalho é digno de ser transformado num curso online, pode recorrer à NAU, e se tiver um vídeo que gostaria que todos acedessem, o Educast permite fazê-lo.
Estes são apenas alguns recursos que visam colaborar para inovar, existindo assim mais de 20 serviços digitais da FCT, disponibilizados pela FCCN, que apoiam a comunidade académica e de investigação nacional neste objetivo.