THE cOAlition S reafirmou o seu compromisso com a missão de acelerar o Acesso Aberto completo e imediato à produção científica, enquanto amplia a sua visão para a promoção da partilha rápida, aberta, transparente e equitativa de conhecimento científico fiável. Sete anos após o lançamento do Plan S, esta coligação internacional de organizações de financiamento e apoio à investigação definiu um novo plano estratégico para avançar na área do Acesso Aberto durante o período 2026-2030

“Mantemo-nos determinados em acelerar o Acesso Aberto completo e imediato”, afirmou Mari Sundli Tveit, diretora executiva do Conselho de Investigação da Noruega e presidente do Grupo de Líderes da cOAlition S. “Queremos que o nosso financiamento promova o bem público da ciência através de práticas abertas, reconhecendo múltiplos caminhos para o Acesso Aberto e trabalhando de forma colaborativa com outros intervenientes-chave. Acrescentamos agora um foco explícito na transparência, na equidade de participação e na confiança no conhecimento científico.”, reforça.  

A cOAlition a nível internacional  

A cOAlition S, lançada em 2018, surgiu como uma coligação informal de organizações que se comprometeram a implementar o Plan S, uma iniciativa que visa tornar norma o Acesso Aberto a publicações científicas. Ao longo dos anos, a coligação expandiu-se globalmente e tem desempenhado um papel central na adoção de estratégias para o Acesso Aberto, influenciando políticas e acordos editoriais que permitem aos autores publicar sem custos por artigo. 

Em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, é um dos parceiros da iniciativa, ao promover infraestruturas digitais e serviços que permitem uma ciência mais aberta e acessível. O projeto da cOAlition S insere-se neste contexto, contribuindo para um ecossistema científico mais transparente, equitativo e sustentável. 

Estratégia 2026-2030: prioridades e ações 

A nova estratégia da cOAlition S assenta em três prioridades: 

  1. Fortalecer as bases para o Acesso Aberto completo, imediato, sustentável e equitativo – inclui a revisão de princípios e guias do Plan S, promoção de modelos mais sustentáveis como o ‘Publish-Review-Curate’ (PRC), diamante Open Access and preprints, bem como o reforço das parcerias estratégicas. 
  1. Apoiar infraestruturas digitais que permitem o Acesso Aberto – foco no desenvolvimento e manutenção de infraestruturas técnicas e de serviços que assegurem a publicação imediata, gratuita e sustentável de artigos científicos, considerando também os impactos da Inteligência Artificial na ciência aberta. 
  1. Explorar modelos de publicação financeiramente sustentáveis e equitativos e monitorizar resultados – desenvolvendo mecanismos de monitorização do impacto das políticas de Acesso Aberto e investigação de modelos que garantam sustentabilidade económica para financiadores e instituições de ensino superior. 

THE plano estratégico prevê ainda uma segunda fase (2028-2030), que irá aprofundar a sustentabilidade, a equidade e a valorização do mérito na comunicação científica, assim como mitigar possíveis enviesamentos e desigualdades no sistema editorial. 

Com esta abordagem, a cOAlition S reforça a sua posição enquanto motor global de uma ciência mais aberta, acessível e fiável, alinhando a sua missão com os desafios e oportunidades emergentes do panorama científico contemporâneo. 

Latest articles