With the increase in internet traffic from institutions associated with the growth in the consumption of digital content, particularly distance learning, the FCT has strengthened the Science, Technology and Society Network (RCTS), which supports internet connections for the Portuguese teaching and research community.
Como resposta ao momento de crise que vivemos, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da sua unidade FCCN, reforçou a sua infraestrutura, a RCTS, e começou a desenvolver duas operações. A primeira foi um upgrade no acesso da Universidade dos Açores, da Universidade da Madeira e da Universidade do Algarve que originou um aumento em 344% do débito de acesso à RCTS.
“Em nome pessoal e em nome da Universidade dos Açores quero agradecer e enaltecer todo o vosso trabalho, dedicação e empenho. Não só nesta altura conturbada como sempre. Vocês são uma grande ajuda!” agradeceu Rui Medeiros, Diretor do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade dos Açores.
A segunda operação consistiu num upgrade da ligação da RCTS ao Gigapix para 100Gbps, com o objetivo de garantir a qualidade de ligação da rede académica com as redes dos operadores de telecomunicações e com as redes dos grandes fornecedores de conteúdos presentes no Gigapix, que aumentou em 400% a ligação das duas infraestruturas.
Também João Rodrigues, da Universidade do Algarve, quis agradecer, “em nome da Reitoria, da academia e dos Serviços de Informática da UAlg, venho por este meio agradecer a disponibilidade e celeridade em como nos atribuíram a largura de banda dos 10Gbit/s nesta fase atribulada da vida de todos nós, foram fantásticos”.
Gilberto Freitas, da Universidade da Madeira, quis reconhecer a importância, “Uma vez que a que a maior parte de nós está a desempenhar funções em regime de teletrabalho, muitas vezes através do uso de aplicações VPN (Virtual Private Network), antes do upgrade do circuito estávamos a ter alguns cortes diários, mesmo que de curta duração, neste tipo de acesso, o que causava um certo transtorno ao nosso trabalho. Com o upgrade do circuito da Universidade da Madeira para a RCTS passámos a ter ligações de casa à UMa sem qualquer interrupção durante todo o dia. Estamos, por isso, muitos gratos à FCCN pelo upgrade”.
A RCTS pretende continuar a reforçar a infraestrutura através de investimentos previstos no âmbito do projeto RCTS100, que tem data de finalização prevista para setembro de 2021. Este projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Lisboa2020 e Algarve 2020, tem como objetivo desenvolver as capacidades nacionais de comunicação e computação de grandes volumes de dados, bem como, o alargamento da infraestrutura de fibra ótica da RCTS às entidades localizadas no interior norte e sul do país, de forma a eliminar o digital divide ainda existente na rede.
Sobre a RCTS
THE RCTS – Science, Technology and Society Network – é a rede nacional de investigação e ensino, também designada internacionalmente por NREN (National Research and Education Network).
Gerida e operada pela Unidade FCCN, a unidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) responsável pela computação científica nacional, a RCTS oferece aos investigadores, professores e alunos uma infraestrutura digital de alto desempenho que apoia os projetos que desenvolvem a nível nacional e internacional.