Da computação de alto desempenho à conetividade, passando pelo apoio à investigação científica, são várias as áreas em que a Unidade FCCN tem desenvolvido iniciativas inovadoras. Conheça aqui algumas delas:
RCTS100Ligar o conhecimento a alta velocidade

Ao longo dos últimos cinco anos, o RCTS100 tem vindo a alargar a infraestrutura de fibra ótica da rede nacional de ensino e investigação e a garantir a sua atualização tecnológica. “Estamos a construir uma RCTS de nova geração”, sublinhava a Diretora de Área de Serviços de Rede da Unidade FCCN, Ana Pinto, numa entrevista publicada em janeiro de 2021. Paralelamente, o projeto permitiu ainda capacitar internamente as redes internas de nove entidades de ensino superior público.

Ao uniformizar o acesso à fibra e ativar um sistema de transmissão ótica com cobertura nacional, foi possível garantir iguais condições de acesso à rede, independentemente da localização da entidade aderente. Neste momento, as entidades de ensino e investigação da RCTS localizadas no sul ou no interior norte podem já aceder a múltiplos serviços a 100Gbps, sendo este projeto, por essa razão, uma resposta ao “digital divide” [assimetrias sentidas, em pontos do país distintos, no que diz respeito aos serviços de conectividade disponíveis].

Saiba mais sobre o RCTS100 aqui.


Programa de Inovação GÉANT
Apoiar ideias da comunidade

O GÉANT Innovation Programme é uma iniciativa que prevê um financiamento até 30 mil euros para projetos inovadores executados pela comunidade das redes nacionais de investigação e ensino europeias, bem como as entidades por elas servidas (universidades, institutos de investigação, entre outras). “O objetivo deste programa é apoiar ideias inovadoras que venham da nossa comunidade”, explica a GÉANT, no site do programa.

Ao longo dos últimos dois anos, a GÉANT tem vindo a realizar este programa de apoio à inovação, apoiando dezenas de projetos em toda a Europa. A Unidade FCCN tem colaborado na dinamização do programa em solo português, apoiando a realização de candidaturas. A terceira edição já se encontra a decorrer, com as candidaturas a estarem abertas até 30 de janeiro. Se pertence à Comunidade RCTS e tem uma ideia inovadora que gostaria de ver financiada, contacte-nos para a pôr em prática


INDEXAR – Rumo à Ciência Aberta

“Ser um referencial online na localização, validação e preservação de conteúdo científico relevante nas áreas da ciência, tecnologia e cultura” é o objetivo do serviço da Unidade FCCN criado em julho de 2022– o INDEXAR. Este serviço consiste num diretório de repositórios e revistas científicas digitais, de âmbito nacional. Graças a um sistema de classificação e enumeração, é possível aos utilizadores encontrar estes repositórios e revistas científicas segmentados pelas suas áreas de interesse

Nesse sentido, o INDEXAR possui duas comunidades de interesse. Para além da comunidade académica e de investigação (investigadores, docentes, alunos) e público em geral que procure repositórios de documentação, o INDEXAR tem como objetivo chegar aos gestores de repositórios, partilhando os benefícios garantidos, de forma a promover o registo nesta plataforma. 

Saiba mais sobre o INDEXAR aqui 


Projeto EUROCC
Capacitar para a Computação Avançada

Co-financiado pela European High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU), o EuroCC constitui uma rede europeia de competência em High Performance Computing (HPC), que promove a cooperação e a implementação das melhores práticas nesta área, em toda a Europa. O objetivo passa por, através de Centros de Competência Nacionais (NCCs), apoiar a academia, a investigação, a administração pública e a indústria, de forma a beneficiarem das vantagens da especialização, experiência e recursos de HPC disponíveis na área geográfica da Europa. 

Desde 2020 o centro português de competências EuroCC é coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua Unidade FCCN, e integra várias entidades parceiras que, através deste projeto, disponibilizam experiência e capacidades no apoio à adoção e utilização do HPC, cumprindo assim o propósito global do EuroCC.   

Saiba mais sobre o EuroCC aqui.  


Polen – Gerir e partilhar dados de investigação

O recém-criado projeto Polen pretende promover a Ciência Aberta e dar resposta às necessidades da comunidade na gestão de dados de investigação. Esta iniciativa prevê a criação de vários serviços que permitam aos membros da comunidade de ensino e investigação uma gestão e partilha de dados de investigação efetiva, através de três elementos fundamentais: um sistema de planos de gestão de dados, um serviço de repositório de dados de investigação e um serviço de suporte e apoio à comunidade.   

No âmbito deste projeto, encontra-se aberto o período de manifestação de interesse e candidatura à utilização do Serviço de Repositório de Dados de Investigação Polen, na sua fase piloto de implementação. As instituições selecionadas terão a oportunidade de utilizar e desempenhar um papel ativo na testagem do repositório de dados de investigação, emitir recomendações ou sugestões de melhoria, assegurar o depósito dos dados de investigação do seu projeto (até um volume pré-determinado) e transmitir as preocupações da comunidade científica nacional no que diz respeito ao tema do depósito e salvaguarda dos seus dados de investigação.      

Saiba mais sobre o Polen aqui.


EOSC Synergy – Criar sinergias no continente europeu

Garantir uma plataforma de dados de investigação comum, onde a informação é pesquisável, acessível, interoperável e reutilizável é o objetivo final do EOSC – European Open Science Cloud. Desta forma, destaca a associação EOSC, criada em 2020 para implementação desta plataforma, será possível promover uma ciência “interdisciplinar e impactante no contexto da era digital”.   

Os objetivos da iniciativa são convergentes com a visão da Comissão Europeia para a implementação de uma política de Ciência Aberta no continente. Por essa razão a EOSC tem um impacto profundo nas comunidades de investigação nacionais, uma vez que, tanto os fornecedores de serviços nacionais de dados de investigação como as instituições que os utilizam para fazer Ciência, terão de se alinhar com esta iniciativa europeia. 

Em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da Unidade FCCN, tem vindo a desenvolver esforços neste domínio. Desde outubro de 2020, a FCT é a organização mandatada para representar os interesses de Portugal no seio da associação EOSC.  

Saiba mais sobre a EOSC aqui.


–» Conheça mais projetos inovadores promovidos pela Unidade FCCN em https://www.fccn.pt/inovacao/

Outros artigos relacionados