Melhores condições para a inovação em startups, PME, administração pública e investigação científica.

A Europa dá um passo decisivo no reforço das suas capacidades de supercomputação em inteligência artificial (IA) com um contrato de expansão do supercomputador MareNostrum 5, assinado pela Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho (EuroHPC JU), no final de 2025.

Este projeto representa um investimento total de 129 milhões de euros destinado à aquisição, entrega, instalação e manutenção do sistema, alojado e operado pelo Barcelona Supercomputing Center (BSC). The financiamento é assegurado em 50% pela EuroHPC JU, sendo o restante repartido entre Espanha, Portugal e Turquia, no âmbito do projeto Fábrica de IA BSC.

THE participação de Portugal é assegurada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com participação do Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA) and the apoio do Recovery and Resilience Plan (PRR).

THE nova configuração do MareNostrum 5 irá integrar tecnologia de última geração, including hardware acelerado para aprendizagem automática, modelos de linguagem,tarefas complexas de simulação e outras aplicações de IA. Incluirá também interligações de alta velocidade, maior capacidade de armazenamento de dados e soluções de arrefecimento energeticamente eficientes.

Esta atualização terá impacto no desenvolvimento de investigação em setores-chave como a saúde, o clima e a agricultura, a energia, as comunicações e os media, e o setor público.

O contrato, celebrado com um consórcio liderado pela FSAS Technologies que inclui a Telefonica, constitui um passo significativo para transformar o MareNostrum 5 numa referência em inovação avançada para IA. Este projeto reforça as capacidades europeias de supercomputação neste domínio estratégico, to startups, PME, administração pública e comunidade científica.

THE instalação do sistema atualizado decorrerá no primeiro semestre de 2026, com aceitação final em junho.

Dos atuais 12 supercomputadores cofinanciados pela parceria europeia EuroHPC JU, Portugal acolhe o Deucalion, instalado no campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães. Os recursos desta plataforma são geridos pela FCT, sendo a mesma operada tecnicamente pelo Centro Nacional de Computação Avançada. O Deucalion já acolheu mais de 350 projetos e 1.000 utilizadores.

image 1 FCCN, Serviços digitais da FCT

Latest articles