imagem de destaque

O eduGAIN liga cerca de 27 milhões de estudantes, investigadores e docentes em todo o Mundo. Conheça alguns serviços e as vantagens da adesão. 

eduGAIN. Potenciar o acesso universal.

Este serviço, que acaba de celebrar 10 anos de existência, ajuda mais de 27 milhões de estudantes, investigadores e docentes em todo o mundo a aceder a serviços online, minimizando o número de contas que os utilizadores precisam de gerir – reduzindo custos, complexidade e riscos de segurança.

Mais de 70 federações mundiais participam nesta iniciativa que simplifica o acesso a serviços, recursos e conteúdos para toda a comunidade de educação e investigação. Tudo isto, através de um único login.

Para as organizações e utilizadores que pretendem aceder ou partilhar dados e serviços, a adesão ao eduGAIN oferece vários benefícios. Na perspetiva dos serviços, o eduGAIN oferece a capacidade de acesso a utilizadores de todo mundo e reduz custos e complexidade na integração, uma vez que o serviço não tem de realizar a gestão de credenciais dos utilizadores. Para as instituições, oferece mais serviços aos seus utilizadores e reduz a necessidade de acordos individuais. Por sua vez, os utilizadores beneficiam de um acesso seguro e simples a serviços de outras federações utilizando apenas a sua conta institucional.

Vídeo explicativo eduGAIN (Fonte: Canal do YouTube GÉANT)

Conheça 5 serviços eduGAIN

Em termos práticos, a adesão ao eduGAIN traduz-se no alargamento do leque de serviços disponíveis. Assim, para além dos serviços RCTS, as instituições aderentes podem contar com serviços adicionais. Aqui ficam alguns exemplos. 

#1

sectigo fccn FCCN Unidade de Computação

O RCTS Certificados é o serviço que assegura o fornecimento de vários tipos de certificados digitais às entidades pertencentes à RCTS. A Unidade FCCN garante este serviço através do TCS (Trusted Certificate Service), disponibilizado pela Associação GÉANT.

Para a emissão e gestão destes certificados a Sectigo disponibiliza um portal único com autenticação via eduGAIN. Na emissão de certificados pessoais, este portal tem a particularidade de permitir a possibilidade de identificação do utilizador como sendo elemento de uma instituição. Desta forma, estes certificados permitem assinar e cifrar emails.

#2

myacademicid fccn FCCN Unidade de Computação

O projeto MyAcademicID foi criado no âmbito da Iniciativa do Cartão de Estudante Europeu, a qual tem como objetivo permitir a todos os estudantes, de forma fácil e segura, a identificação e matrícula, por via eletrónica, em qualquer instituição do ensino superior europeu. Para assegurar este objetivo, a Comissão Europeia estabeleceu um caminho de digitalização para todos os serviços relacionados com o programa Erasmus+. Neste âmbito, o projeto MyAcademicID disponibiliza atualmente uma plataforma de gestão de identidades e acessos, combinando o eIDAS e o eduGAIN para autenticação em serviços relacionados com o programa Erasmus+ (Erasmus+ App  ou Online Learning Agreement).

#3

eduteams fccn FCCN Unidade de Computação

eduTEAMS é um serviço disponibilizado pela GÉANT para comunidades de pequena e média dimensão que pretendam aceder e partilhar dados ou serviços de forma segura, sem terem de lidar com a complexidade de operar a sua própria infraestrutura de AAI (Authentication and Authorisation Infrastructure). Deste modo suporta várias comunidades na mesma plataforma e fornece as ferramentas necessárias para colaborar com segurança e usar os serviços disponíveis para a comunidade GÉANT e a “European Open Science Cloud”.

#4

inacadamia fccn FCCN Unidade de Computação

O InAcademia fornece aos serviços comerciais um mecanismo confiável e rápido de verificação do utilizador como estudante, retornando “Sim” ou “Não”, sem a necessidade de troca de dados pessoais, reduzindo o risco e o custo de configuração dos serviços. É um serviço de baixo custo e fácil de implementar, que fornece validação extremamente rápida (não depende da verificação do email institucional) e totalmente segura. O InAcademia usa o eduGAIN como base para seu processo de autenticação e verificação da afiliação.

#5 CYCLADES

okeanos global fccn FCCN Unidade de Computação

O Cyclades é um serviço de cloud, também conhecido como Infrastructure as a Service (IaaS) desenvolvido pela NREN (National Research and Education Network) Grega – GRNET. Esta infraestrutura permite a criação de máquinas virtuais on-demand através de uma interface web. Qualquer utilizador de uma instituição participante no eduGAIN pode aceder e usar a plataforma.

As instituições interessadas em aceder ao eduGAIN deverão ser Membro da Federação de Identidade Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS). Para mais informações, consulte como pode ser membro federado.

Para conhecer outros serviços incluídos e obter mais informações visite a página de serviços RCTSaai/eduGAIN.

Outros artigos relacionados