A Rede Portuguesa de Data Stewards, coordenada pelo consórcio Re.Data, lançou um novo inquérito nacional com o objetivo de recolher contributos sobre o papel, funções e desafios enfrentados pelos profissionais que dão suporte à Gestão de Dados de Investigação (GDI) no ecossistema científico nacional, disponível até 13 de junho.

Estes profissionais (Data Stewards) desempenham um papel fundamental na promoção de boas práticas de gestão, curadoria e partilha de dados ao longo do ciclo de vida da investigação. As suas funções variam consoante o contexto institucional, mas mantêm o objetivo comum de apoiar de forma eficaz os investigadores na gestão dos seus dados

Através deste inquérito, a Rede Portuguesa de Data Stewards pretende obter uma visão mais clara das abordagens existentes, contribuindo para o fortalecimento da comunidade nacional e para o desenvolvimento de estratégias e serviços mais adequados às necessidades identificadas

A FCCN, unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), associa-se à divulgação desta iniciativa, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento de competências e serviços no âmbito da Ciência Aberta e da gestão de dados de investigação. 

Para participar nesta iniciativa basta preencher o inquérito, com a duração de cerca de 10 minutos, até 13 de junho, sexta-feira. 

O consórcio Re.Data foi desenvolvido pela FCT, com a implementação do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).   

Toda a informação está disponível no site do Consórcio Nacional Re.Data

image 1 FCCN, FCT Digital Services

Latest Articles