Tecnologia para o Conhecimento
Asseguramos tecnologia e meios para a investigação, para a ciência e para o desenvolvimento de novo conhecimento, servindo uma comunidade de estudantes, professores e investigadores.
Descubra o que temos para si.
O que pode fazer com os serviços FCCN
Criar, partilhar, publicar, consultar, aceder, recordar, comunicar…
São verbos que facilmente associamos aos serviços prestados pela Unidade FCCN, sobre a Rede RCTS, à comunidade científica e académica.
Colaboração à distância
Gravação, edição e publicação de aulas e eventos
Biblioteca do Conhecimento Online
Plataforma de ensino e formação online
Partilha segura de grandes ficheiros
Ligue-se à internet da Comunidade Académica e Científica em todo o lado.
O que é a Rede RCTS?
A Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) é a infraestrutura digital de Conectividade e Computação, direcionada para a comunidade de investigação e ensino.
Com ela asseguramos a Comunicação, a Colaboração e o desenvolvimento de novo conhecimento científico.
Sobre a RCTS Mapa da RedeLaboratório de Inovação em Tecnologias Emergentes
Temos a responsabilidade de olhar para as tecnologias mais recentes e perceber a sua utilidade para a comunidade científica e académica.
Como podemos associar Blockchain à publicação científica? Usar Inteligência Artificial na validação de conteúdos? Criar Realidade Aumentada para a partilha de conhecimento? São alguns dos nossos desafios.
Saber maisActualidade

«A ligação do Politécnico da Guarda à RCTS a 100 Gbps é fundamental para responder às necessidades»
Coordenador do Centro de Informática do Politécnico da Guarda, João Paulo Valbom, reflete sobre o impacto positivo da ligação do IPG à rede nacional de investigação e ensino a 100 Gpbs (Projeto RCTS100), destacando ainda o papel dos serviços digitais da Unidade FCCN no dia a dia da comunidade académica,
«A Unidade FCCN contribui para uma melhor qualidade do ensino e investigação nacionais»
O Pró-presidente para a Transformação Digital e Inovação Pedagógica do Politécnico de Beja, João Paulo Barros, destaca os benefícios da colaboração desta instituição de ensino superior com a Unidade FCCN, realçando o papel da atualização da ligação à rede de ensino e investigação nacional, no âmbito do projeto RCTS100.
«Os serviços digitais da Unidade FCCN são, hoje em dia, ferramentas imprescindíveis para a nossa comunidade»
O Coordenador do Centro de Comunicações do Politécnico de Bragança, Nuno Rodrigues, partilha a importância da ligação desta instituição de ensino superior a 100 Gbps (Projeto RCTS100) à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade: “Esta ativação tem um significado especial para a nossa comunidade académica”.
2FA – Autenticação de dois fatores: o que é e porque usar
A Autenticação de dois fatores (2FA) é o processo de autenticação em que dois de três possíveis fatores de autenticação são combinados.
Os Centros de Visualização portugueses que apoiam a Computação Avançada
Existem, atualmente, sete Centros de Visualização, cuja missão é reforçar o apoio aos utilizadores de Computação Avançada no acesso aos recursos de High Performance Computing (HPC), High Throughput Computing (HTC) e Cloud.
Europa está prestes a entrar no universo da computação exascale
A instalação do primeiro supercomputador europeu a quebrar a barreira exascale foi anunciada. A primeira máquina (do mundo) tem instalação prevista para 2023, na Alemanha.
Serviços FCCN no ensino superior. Um balanço do ano letivo 2021/2022
Entre setembro de 2021 e junho de 2022, o serviço de videoconferência Colibri registou cerca de 1 milhão e oitocentas mil reuniões.
Plataforma NAU inaugura rubrica NAU Talks
A Plataforma NAU inaugurou, durante o mês de julho, rubrica NAU Talks. Iniciativa consiste num conjunto de entrevistas com as entidades parceiras NAU. O Diretor-Geral da Educação foi o primeiro convidado.
Artificial Intelligence for Science Bootcamp
Bootcamp decorre entre os dias 12 e 13 de setembro. Destina-se à comunidade de investigadores e estudantes portugueses que utilizam GPUs como principal ferramenta em HPC e Inteligência Artificial.
ConfOA 2022 abre inscrições para workshops
A ConfOA está agendada para 10 a 12 de outubro, em Maputo, Moçambique, em formato híbrido. A inscrição para workshops já abriu.
EGI 2022: o futuro da computação ao serviço da investigação científica
Praga recebe o evento anual organizado pela EGI e CESNET. De 20 a 22 de setembro, a conferência EGI 2022 debate a inovação na computação para garantir melhor e maior apoio à investigação.